Esse é o café da Olidetes Rodrigues de Souza Schutz. Para os íntimos Dete.
Filha de colonos cresceu na roça, onde seus pais trabalhavam, na Serra do Boi. Cuidavam de uma lavoura de café, não tinha foco em qualidade, mas dali floresceu a paixão pela terra e pelo café. Falando em paixão, ela é esposa do nosso amigo Geraldo. Eles se conheceram e foram morar na cidade, passaram 12 anos até voltar pra roça.
De volta pra roça começaram a plantar verdura (brócolis, alface, etc.). Mas o trabalho era muito e o retorno era pouco. Chegaram a um ponto insustentável e colocaram a propriedade a venda, durantes 3 anos não apareceu comprador. Lembrando dos tempos de menina, quando seus pais mexiam com café. “O dinheiro era pouco, mas não faltava nada”, Dete insistia com Geraldo para fazer uma plantação. Mas devido a dificuldade não tinham o dinheiro para preparar o terreno. Sem muitas alternativas arrendaram a propriedade para o plantio de tomate.
Um belo dia um rapaz, que trabalhava com o filho deles comentou que fez um plantio de café e havia sobrado 2000 mudas de Catucai 2SL. Ela convenceu Geraldo de pegar essas mudas e fazer uma lavourinha pra realizar o sonho dela de voltar a mexer com café. Acostumada com o plantio de verdura, que tem o espaçamento bem menor, tomou um susto ao ver o tamanho da lavoura, mais que o dobro do que ela havia imaginado.
Começaram com a produção de café commoditie, não tinham muita estrutura e achavam que o trabalho de fazer café especial não compensava. Roberto, sobrinho de Dete, disse para eles fazerem um teste, pegou um lote e levou para seu despolpador. Logo viram o potencial de qualidade e venderam esse lote por um valor muito acimam do que receberam pelos outros.
Hoje Geraldo e Dete estão, através do café especial, investindo na propriedade, melhorando a estrutura para beneficiar o café, melhorando a casa. Além disso estão fazendo cursos e estudando para melhorar cada vez mais a qualidade de seus cafés.
Uma historia bem bonita e muito mais longa do que eu poderia escrever aqui. Mas fica esse registro e a gratidão por participar e poder compartilhar ela com vocês. O que esperar desse café? Primeiramente um café bem doce e limpo, com uma acides delicada e agradável.
Produtora: Olidetes Rodrigues de Souza Schutz
Local: Afonso Claudio-ES
Variedade: Catucai 2SL
Processamento: Lavado
Lote: 2 sacos
Perfil: corpo alto, doçura alta
Sensorial: rapadura, fubá, amarena, propolis