Que honra, senhoras e senhores!!
Pra quem não conhece Alexandre Lacerda é um dos melhores produtores de café do Brasil. Os cafés de sua propriedade já foram algumas vezes considerados o melhor café do Brasil. Além disso seu pai, Seu Onofre, foi um dos pioneiros no cultivo da icônica variedade Caparaó Amarelo.

A propriedade fica exatamente na divisa entre ES e MG, parte no município de Dores do Rio Preto e parte em Espera Feliz. Numa altitude que varia de 1150, até 1450.
Há algum tempo eu gostaria de trabalhar com algum café do Caparaó. Mas como temos excelentes cafés “perto de casa”, a ideia ficou um pouco de lado. Até o dia do evento Coffees quando Leo, da Kento Cafés, e eu tivemos a oportunidade conversar com o João, filho do Alexandre. E conseguimos algumas sacas de café.
Dia 4 de outubro fui lá buscar o café. Primeira vez, que fui na região do Caparaó. Pensa num lugar bonito, muita lavoura de café, muita mata e os rios e cachoeiras são um espetáculo a parte. A região está desenvolvendo bastante o turismo, com pausadas, cafeterias e restaurantes.
Alexandre me recebeu super bem com um cafézinho passado na hora e uma broa de fubá. Conversamos bastante, ele me mostrou a lavoura, a cafeteria nova, onde eles recebem os turistas. tudo muito bonito e bem cuidado. O que mais chamou atenção foi o cuidado na lida da lavoura. Alguns lotes são resultado de 8 passagens fazendo a colheita seletiva. E até o café que provamos para ver a doçura do fruto foi deixado no terreiro junto com os outros para secar. Isso é o cuidado e o respeito pela cultura, que reflete no resultado final.

O lote que pegamos é um café bem equilibrado com notas de chocolate e castanha. Perfil docinho que agrada todo mundo. Bom para beber pensando no geisha de 90 pontos, que eles estava preparando e talvez sobre uns kilinhos pra gente.
Produtor: Alexandre Lacerda
Local: Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto, ES
Variedade: Catucai 785
Processamento: Cereja Descascado
Pontuação: 85 pontos
Sensorial: chocolate e castanhas

