Fala, jovens!!!! Como diriam os descolados: Dezoitou!
Mais uma vez um Costalonga dando as caras por aqui. Mas dessa vez temos a honra de trabalhar com um café preparado com todo carinho e atenção pelo senhor Miguel Costalonga. Pai do Edevaldo e do Reginaldo.
Esse lote é de um talhão sombreado, da variedade catuaí 81. Foram quatro passadas para garantir só os frutos mais maduros. Além de 24 horas na caixa para desmucilar. Qual a vantagens de ser sombreado?! A sombra bloqueia um pouco do sol, consequentemente a temperatura será menor. A planta “estressa” menos, respira menos (quebra menos glicose) e consegue desenvolver ácidos mais complexos. Ou seja, tem um potencial de qualidade melhor. Obviamente que isso não é garantia sem outros cuidados.

Todo esse cuidado dá pra ver nitidamente na hora que o café sai do torrador. Por mais que você faça uma bom beneficiamento sempre tem algum grão imaturo que passa, esse é um dos cafés mais uniformes que eu já torrei. Coisa linda de se ver.
Quem já provou algum microlote do Reginaldo sabe a qualidade e complexidade de seus cafés. Esse é mais um café complexo e surpreendente. Esse lote apresenta uma acidez marcante, junto com notas de açúcar mascavo, chá preto, maçã, mel, mais um monte de coisa. A dica é fazer ele mais diluído, para conseguir aproveitar melhor.

Produtor: Miguel Costalonga
Local: Sítio Guiomar – Vargem Alta-ES
Variedade: Catuaí 81
Processamento: Lavado
Pontuação: 87 ponto
Sensorial: açúcar mascavo, chá preto, maçã, etc